terça-feira, 28 de janeiro de 2014

The Lion King (O Rei Leão)

Roms do Super Nintendo

Titulo: The Lion King (O Rei Leão)
Genero Plataforma / Ação
Ano de Lançamento: 1994
Tamanho Total: 2.113Mb
Capacidade de Players: 1
Idioma: Inglês
Quantidades de Links: 1

Veja Também

Titulo Categoria
Emulador do Super Nintendo Snes9x v1.43 Emuladores
Listão de Roms do Super Nintendo LISTA DE JOGOS

Mais Dados

Como muitos da minha geração, o filme The Lion King, que faz este ano 20 anos (o tempo passa), é muito possívelmente o meu filme de animação preferido da Disney. E já nessa altura um videojogo a promover o filme era também lançado, de forma a capitalizar ainda mais o sucesso da franchise. Hoje em dia, muitos videojogos que são adaptações de filmes acabam por ser produtos medíocres, mas estes jogos da Disney na era dos 16-bit ainda tinham uma boa qualidade. O Aladdin para a Mega Drive que o diga! Para alem de ser um bom jogo de plataformas, tinha uns excelentes gráficos e animações. E mais uma vez a Virgin Interactive lança mais um jogo pela Disney Interactive, desta feita também com o nome da Westwood Studios, aquele responsável pela criação de franchises como Dune e Command and Conquer, que acabou por ser mandado às favas pela Electronic Arts em 2003. Essa empresa com o seu toque de Midas, mas ao contrário. Mas chega de divagações, este jogo entrou na minha colecção algures durante o ano de 2013, por alturas em que comprei um bundle SNES a um colega de trabalho. O preço individual por jogo + consola e acessórios acabou por ser um excelente negócio.


Jogo completo com caixa, manual e papelada. Versão alemã, como se pode ver na capa.

Não me vou alongar na história, estou certo que todos conhecemos a aventura de Simba, com os seus amigos Timon e Pumba, para recuperar o seu título de “Rei da Selva”, ursupado pelo seu tio Scar (mas quem é que está a secar? - lembra-me o filme). Devo sim dizer que o jogo retrata fielmente (dentro dos possíveis, estamos a falar de uma máquina 16-bit) os acontecimentos narrados no filme. Começamos com um Simba criança a “brincar” na selva, onde as suas únicas preocupações são uns porco-espinhos e camaleões que se metem no seu caminho, passando por um nível frustrante em que nos andamos a balancear entre macacos, rinocerontes, avestruzes e demais animais. As partes onde temos de fugir de uma manada, refugiar numa outra selva e finalmente quando crescemos e regressamos para derrotar Scar, são todas passagens que estão registadas no jogo.


Supostamente as animações deste jogo estiveram mesmo por conta dos estúdios da Disney

Exceptuando o nível em que estamos a fugir de uma manada, cuja câmara está de frente para Simba e temos de nos esquivar dos animais que nos vão passando, ou das rochas à frente do caminho, todos os outros níveis jogam-se como um sidescroller, um jogo de plataformas com saltos precisos e por vezes frustrantes. Como cria e adulto, Simba possui diferentes habilidades. Na sua infância, Simba pode derrotar os inimigos saltando em cima deles (excepto alguns como os porco-espinhos), rugir para assustar inimigos, ou rebolar sobre si mesmo, útil para se esquivar ou mesmo descobrir algumas passagens secretas. Já como adulto, o seu rugido é mais forte, e pode atacar os inimigos atirando-se sobre eles, ou atacá-los com as garras.


Este infame nível… ao menos é muito colorido.

O “problema” do jogo está mesmo na sua dificuldade. Logo no segundo nível a dificuldade escala bastante, por um lado temos mesmo de ter bons reflexos pois os saltos são bastante precisos, por outro também temos de ter uma boa capacidade de memorização, para saber a quais macacos cor-de-rosa deveremos rugir, para que nos lancem para o sítio correcto, de outra forma não vamos a lado nenhum. Um outro nível bastante frustrante é o “Hakuna Matata”, onde temos de defrontar um gorila muito chato. Quando Simba se torna adulto, os combates tornam-se mais interessantes, mas os saltos precisos continuam lá, e com mais obstáculos pelo meio com que nos teremos de preocupar. Um outro ataque que Simba ganha como adulto é bastante útil na luta final contra o Scar, e não me importo de mandar ospoiler pois toda a gente já viu o filme, mas consiste em mandar o Scar pelo precipício abaixo. Entre os níveis normais temos também 2 tipos diferentes de níveis bónus, em que controlamos Timon ou Pumba. Nos níveis do Pumba, temos o Timon a atirar vários insectos e que Pumba tem de os comer, se algum cai ao chão, o nível bónus termina. Nos outros níveis temos Timon a coleccionar insectos, espalhados ao longo de um nível com diversas plataformas, durante um determinado intervalo de tempo. Também espalhadas por esses níveis estão aranhas venenosas que não devemos apanhar.


Este é o único nível que jogamos numa perspectiva diferente.

Mas o que chama realmente à atenção deste jogo é a sua qualidade audiovisual. A Virgin Interactive já tinha feito um excelente trabalho com Aladdin para a Mega Drive e apesar deste Lion King não ser produzido pela mesma equipa, o resultado audiovisual é muito bom. Apesar de a versão Mega Drive deste jogo ter uma resolução mais larga, o que permite ver mais nos níveis, é para mim a versão SNES que acaba por levar vantagem no geral. Os cenários estão bastante coloridos e representam fielmente (com as limitações óbvias) vários momentos passados no filme. Simba, Timon, Pumba e os inimigos têm excelentes animações, mas gosto especialmente das hienas. Para além do mais, em alguns momentos do jogo temos direito a algumas cutscenes animadas que têm uma excelente animação. Logo no início do jogo vemos Timon a dizer “It starts“, os seus movimentos e qualidade da voice sample são mesmo muito bons. E vários momentos destes vão sendo apresentados ao longo do jogo.


Algumas das cutscenes apresentam uma qualidade muito boa

E sim, o som é também excelente, a começar pelas voice samples que são perfeitamente audíveis, sem aquele “arranhar” que muitas vezes ouvimos em outros jogos 8 ou 16bit. A música também é muito boa, indo buscar imensas melodias que nos são familiares para quem viu o filme. A SNES tem um chip sonoro com muito boa qualidade e em jogos em que o mesmo é bem utilizado, a qualidade das músicas aproxima-se bastate do MIDI. Algumas até possuem coros que ficaram muito bem conseguidos.

No fim de contas acho este jogo um platformer interessante. A sua dificuldade poderá alienar alguns jogadores, concordo que alguns níveis, especialmente o segundo, poderiam ser repensados, ou até serem mais generosos com os saltos. No entanto não deixa de ser um feito técnico muito interessante para a Super Nintendo, e a versão Mega Drive também lhe fica muito próxima. Brevemente devo escrever um outro artigo complementar sobre a versão Master System deste jogo, da qual eu possuo duas cópias.

Imagens




GamePlay - Detonado


Detonado Escrito

Fase 1 - Pridelonos 
Não fique nervoso. No começo os comandos confundem um pouco mesmo. Para matar o chefe da fase, acerte a hiena quando estiver bufando de cansaço.

Fase 2 - Can`t Wait To be King
Pule no rinoceronte, depois no macaco e ruja para os mais claros para eles mudarem de posição. Nas emas, pule quando aparecer a flecha para cima. e por fim, na girafas. Aí, vá á arvores do macaco, Abaixe quando vir duas flechas para cima, pule e coloque o direcional para direita; e para baixo para abaixar.

Fase 3 - The Elefant Graveryard
Logo no início, há duas hienas para atrapalhar. Fique esperto com o Urubu, não o perca de vista. Escale pelas pedras que estiverem mais saltadas. Fique esperto com as hienas. Todo o cuidado é pouco quando o assunto é acido. Scar te observa no final desta fase.

Fase4 - The Stampede
Neste ponto, a sua principal tarefa é escapar dos Ginus, mas tome muito cuidado para não tropeçar nas pedras, pode ser fatal.

Fase5 - Simba´s Exile
Pedras vem de cima e do lado. Escape delas! No Final da fase tem um precipício, tome cuidado ou então bye, bye cara.

Fase 6 - Hakuna Matata
Escolha bem os melhores caminhos quando estiver passando pelas cachoeiras. Varias chances para escala essas pedras. Para passar por este trecho, o lance é escalar tudo por cima dos troncos. É tiro, sem queda, e passagem para a fase seguinte. No final desta fase você em frentará um gurila é só pular em cima dele e tomar cuidado com os cocôs.

Fase 7 - Simba´s Destiny
Dê uns sopapos quando vir o leopardo. Dê patadas na planta para abrir caminho Fuja bem rápido da pedra. O espirito do Mufasa aparece no final da fase.

Fase 8 - Be Prepared
Cuidados com as gotas de lava, elas jorram e podem acertá-lo. Aqui, tenha atenção redobrada com os morcegos, o perigo do momento. Dê uma de Indiana Jones e seja rápido com a pedra. Pedras vêm do teto, esquive-se delas.

Fase 9 - Simba´s Return
Cuidado para não se perder nesta seqüência de labirintos.

Fase 10 - Pride Rock
Chegou a hora de enfrentar Scar. Atenção, ele foge algumas vezes. Alguns raios vão deixar rastros de fogo. No encontro final com Scar, mande-o abismo abaixo. Finalmente, Simba reconquista a coroa, pois a majestade ele nunca perdeu.

Dicas e Segredos

Especial Scar move-espancamento
Se você tem um contoller seis botões, você pode bater Scar fora do penhasco, premindo o botão X

Ilimitados Rugidos
Pressione Direita, A, B, C e, em seguida, iniciar na seção opções. Simba vai rugir como um adulto para confirmar a entrada correta do código.

Enganar Tela
Nas opções de tela Pressione Direita, A, A, B, Start ea tela fraude aparecerá. Dá nível de seleção e invicibility.

LINKS para Baixar



Nenhum comentário:

Postar um comentário

C o m e n t e . . . A q u i . . . dê sua opinião...