quarta-feira, 3 de junho de 2009

Listão de HTML




Listão de HTML


Veja aqui nesse post uma Lista de Tutoriais de HTML postado pelo blog do 11closed, Lista em ordem alfabetica
Ex: Dicionario de todas as Tags do HTML, o que significa, como usa-las...









INTRODUÇÃO

História do HTML


A Internet nasceu em 1969, nos Estados Unidos. Interligava originalmente laboratórios de pesquisa e se chamava ARPAnet (ARPA: Advanced Research Projects Agency). Era uma rede do Departamento de Defesa norte-americano. Era o auge da Guerra Fria, e os cientistas queriam uma rede que continuasse de pé em caso de um bombardeio. Surgiu então o conceito central da Internet: Uma rede em que todos os pontos se eqüivalem e não há um comando central. Assim, se B deixa de funcionar, A e C continuam a poder se comunicar.
O nome Internet propriamente dito surgiu bem mais tarde, quando a tecnologia da ARPAnet passou a ser usada para conectar universidades e laboratórios, primeiro nos EUA e depois em outros países. Por isso que não há um único lugar que "governa" a Internet. Hoje ela é um conjunto de milhares de redes no mundo inteiro. O que essas redes têm em comum é o protocolo TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol), que permite que elas se comuniquem umas com as outras. Esse protocolo é a língua comum dos computadores que integram a Internet.
Então, a Internet pode ser definida como:

* Uma rede de redes baseadas no protocolo TCP/IP
* Uma comunidade de pessoas que usam e desenvolvem essas redes
* Uma coleção de recursos que podem ser alcançados através destas redes

Durante cerca de duas décadas a Internet ficou restrita ao ambiente acadêmico e científico. Em 1987 pela primeira vez foi liberado seu uso comercial nos EUA.
A "antiga" Internet, antes da Web, exigia do usuário disposição para aprender comandos em Unix (linguagem de computador usada na Internet) bastante complicados e enfrentar um ambiente pouco amigável, unicamente em texto. A Web fez pela Internet o que o Windows fez pelo computador pessoal.
O poder da WWW reside em sua capacidade em associar uma determinada parte de um documento eletrônico à outro computador a milhares de quilômetros afastado. Esta conexão entre documentos é possível graças à utilização do protocolo de comunicação chamado HTTP ("HyperText Transfer Protocol") e da linguagem HTML ("HyperText Markup Language").
O HTML nasceu em 1991 no CERN (European Council for Nuclear Research), na suíça. Seu criador, o inglês Tim Berners-Lee, 44 anos, a concebeu unicamente como uma linguagem que serviria para interligar computadores do laboratório e outras instituições de pesquisa e exibir documentos científicos de forma simples e fácil de acessar.
Um desenvolvimento fundamental aconteceu em Julho de 1992 com a liberação da biblioteca de desenvolvimento para WWW - World Wide Web (Rede de Alcance Mundial). Foi essa biblioteca que deu origem à construção de vários browsers WWW e servidores que tornaram a WEB viável. Um desses foi o Mosaic, o primeiro browser multiplataforma que explorava completamente a capacidade de hipermídia da WEB. Desenvolvido por Marc Andreeson, então do NCSA, o MOSAIC foi que iniciou o crescimento explosivo da WEB. No outono 1993 tornou-se disponível a milhões de usuários, com a liberação das versões para Mac e Windows. Se por um lado novos browsers têm superado os recursos do MOSAIC, por outro foi esse programa que tornou-se sinônimo da WEB.
Muitas pessoas concordam que os documentos HTML deveriam trabalhar bem através de diferentes browsers e sistemas operativos. Alcançando interoperabilidade baixa os custos para as pessoas que desenvolvem páginas porque assim apenas se desenvolve uma versão do documento. Se um esforço não for efetuado, existe um enorme risco que a web se desenvolva para um sem número de formatos incompatíveis, reduzindo, sem quaisquer duvidas, todo o potencial comercial da web para todos os participantes.
Cada versão de HTML tem tentado refletir todo o consenso entre a indústria de software para que o investimento feito pelos autores de páginas não seja desperdiçado e que os seus documentos não deixem de se poder ler num curto período de tempo. O HTML tem sido desenvolvido com a visão que todos os equipamentos fossem capazes de usar a informação da Web, computadores com monitores de diversas resoluções e vários números de cores, equipamentos para input e output de voz, computadores com alta e baixa largura de freqüência e muito mais.
O HTML 4.0 estende com mecanismos para style sheets (CSS), scripting, frames (janelas), embedding objects, melhor suporte para texto com direção variável (esquerda, direita, e ambos), tabelas mais visualizáveis, melhorias nos forms, melhor acessibilidade para pessoas com incapacidades. Nessa imensa biblioteca há de tudo. São mais de 1 bilhão de páginas sobre os assuntos mais variados. Tudo o que a imaginação humana pudesse conceber foi parar na rede, que se tornou uma grande arena de conhecimento e diversão. Pode apostar: depois da Internet, o mundo nunca mais vai ser o mesmo.


EVOLUÇÃO DO HTML
1992 - Primeira aparição do HTML.
1993 - HTML+ Algumas definições da aparência, tabelas, formulários.
1994 - HTML v2.0 Padronização para os características principais.
1994 - HTML v3.0 Uma extensão do HTML+ entendido como um rascunho de padrão.
1995 - HTML v3.2 Netscape e Internet Explorer definem seus próprios padrões baseados nas implementações correntes.
1995 - JavaScript criada por Brendan Eich da Netscape como uma extensão do HTML para o browser Navigator v2.0. JavaScript é uma linguagem de roteiro (script) baseada em objetos e permite que sejam manipulados através de eventos dinâmicos que faltavam ao HTML.
1996 - CSS1 Em dezembro deste ano é apresentada pela primeira vez a Folha de Estilo, criada para complementar a linguagem HTML. Possuía uma formatação simples e cerca de 60 propriedades.
1997 - HTML v4.0 São lançados os browsers Netscape v4.0 (agosto) e Internet Explorer v4.0 (outubro) que apresentaram um conjunto de tecnologias (CSS, JavaScript/VBScript e DOM) que juntas disponibilizaram diversos recursos tornando o HTML dinâmico. Surge então o DHTML.
1998 - CSS2 Em maio é lançado a segunda versão da Folha de Estilo que, além de incluir todas as propriedades do CSS1 ainda apresenta por volta de 70 novas propriedades.
1999 - HTML v4.01 Alguma modificações da versão anterior.
2000 - XHTML v1.0 É criado e consiste de uma versão XML do HTML v4.01.

O que significa H-T-M-L?
- Hyper é o oposto de linear. Nos tempos antigos - quando mouse era apenas um rato caçado por gatos - os programas de computadores rodavam linearmente: quando o programa executava uma ação tinha que esperar a próxima linha de comando para executar a próxima ação e assim por diante de linha em linha. Com HTML as coisas são diferentes - você pode ir de onde estiver para onde quiser. Exemplificando: não é necessário que você tenha visitado o site MSN.com antes de visitar o site HTML.net.
- Text é texto e não há mais nada a acresentar.
- Mark-up significa marcação e é o texto que você escreve. Você cria a marcação da mesma forma que escreve em um editor seus cabeçalhos, marcadores, negrito, etc
- Language significa linguagem e é exatamente o que HTML é; uma linguagem. A linguagem HTML usa muitas palavras do inglês.
O XHTML (Extensible HyperText Mark-up Language) que nada mais é do que uma maneira mais bem estruturada de escrever HTML.

Veja nessa tabela uma lista de comandos do HTML, aprenda como funciona como usa-las onde usa-las.



TITULOArtigo sobreSub-Titulo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

C o m e n t e . . . A q u i . . . dê sua opinião...